PROJETO EXPLORADORES CULTURAIS

O Projeto Exploradores Culturais tem como principal objetivo promover os valores culturais concretos e intangíveis de diferentes países e diferentes regiões.

Os alunos: Alyssa Almeida, Ana Filipa Fernandes, Cristiano Campos, Dinis Duarte, Fabiana Murteira, Gonçalo Oliveira, Marta Morgado e Rui Matias do 10º F, juntamente com os alunos Guilherme Ansah e Henrique Gomes do 9ºC participaram, nos meses de março, abril e maio, neste projeto eTwinning, um projeto colaborativo com escolas da Turquia e da Roménia. Neste projeto participaram 98 alunos e 16 professores.

Os alunos procuraram  destacar o aspeto mais importante do seu património histórico.  Foram usadas várias ferramentas da Web 2.0 durante o projeto. As competências a desenvolvidas nos alunos foram:  estabelecer as habilidades emocionais e de comunicação intercultural dos alunos,  a oportunidade de conhecer diferentes culturas através do estudo dos demais parceiros participantes do projeto.

Os nossos alunos fizeram um livro de receitas (e-book) em conjunto com as escolas dos outros países, com o intuito de dar a conhecer a nossa gastronomia e conhecer a gastronomia dos outros países. Fizeram, também, um e-book sobre o Fado e o Cante Alentejano, partilhando, assim, um pouco do património imaterial de Portugal.

Foi realizado, também, um pequeno dicionário do projeto e uma exposição virtual dos trabalhos, usando a ferramenta web 2.0 -  emaze.

Visita os links dos e-books e vídeos realizados pelos alunos.