CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA – FASE FINAL

No dia 23 de fevereiro realizou-se no Cineteatro João da Mota em Sesimbra a fase final do Concurso Concelhio de Leitura.

Os alunos do nosso agrupamento apurados para esta fase foram: 

2º ciclo: Gabriela Lopes, Mariana Pedro e Margarida Rato do 6ºC

3º ciclo: Bruna Desidério do 7ºA, Mariana Simão do 7ºB, Guilherme Ansah do 7ºD

Ensino secundário: Maria Fernanda Sebastião do 12ºA, Ana Margarida Bernardino e Bruna Alexandra Martins do 12ºD

Estiveram presentes as professoras Patrícia Alves e Lídia Pereira, que tinham alunos a concurso.

A professora Teresa Lages esteve presente enquanto representante do grupo disciplinar de Português da Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti e apresenta aqui o relato desta atividade.

Participaram nesta final do Concurso 65 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário das escolas do Concelho de Sesimbra.

Após a realização da prova escrita, às 10.30H foram anunciados os nomes dos 18 alunos dos 4 ciclos de ensino que passavam à prova oral da fase final do concurso. Trata-se de uma prova de palco constituída pela leitura de um trecho do livro que leram e resposta a algumas questões sobre o mesmo.

O júri era constituído por três elementos, a vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Dr.ª Felícia Costa, uma docente de português, Alda Gago e a jornalista e ilustradora Ana Paula Otero. 

A qualidade das leituras foi excecional, destacando-se a entoação, o ritmo, a pronúncia. As respostas dadas foram notáveis, pois revelaram o conhecimento intrínseco que os alunos tinham das obras lidas e da paixão com que as leram. As suas apreciações críticas aos livros mostraram que os títulos escolhidos lhes despertaram um grande interesse.

Foi um momento emocionante e senti que este concurso é, de facto, encarado, como uma festa da leitura, uma partilha apaixonante do que se lê com todos os presentes.

A presença dos pais e famílias, bem como dos professores, direções e representantes das associações de Pais das escolas participantes confirma a importância deste Concurso Concelhio.

Depois de uma pausa de 30 minutos, foram anunciados os três vencedores de cada ciclo de ensino. Todos os alunos receberam prémios oferecidos pelos patrocinadores do Concurso.
Foi com imenso prazer que assisti ao reconhecimento do trabalho empenhado do Grupo de Trabalho do Concelho de Sesimbra, dinamizador deste concurso. É composto por professores bibliotecários, Coordenadora Interconcelhia da Rede das Bibliotecas escolares e Técnicas Superiores do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, da Biblioteca Municipal de Sesimbra. 

Valorizando o empenho de todos os alunos na leitura, tão essencial ao desenvolvimento pessoal do aluno, a prova oral evidenciou o excelente trabalho feito por todos os alunos participantes. 

De realçar também que para os alunos da nossa Escola foi um momento alto, pois três alunas foram premiadas: no 2º ciclo, Gabriela Lopes, e, no ensino secundário, Bruna Martins e Maria Sebastião. Estas alunas ficaram apuradas para a fase intermunicipal, a decorrer no dia 4 de maio, em Oeiras.

Parabéns por esta iniciativa que, como sublinhou a vice-presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa, «promove o livro e a leitura, contribui para a formação do ser humano de uma forma holística, como um todo». Realçou ainda que o Concurso Concelhio de Leitura, na sua 3ª edição, é dinamizado pelas Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do concelho e pela Biblioteca Municipal de Sesimbra, e tem como objetivos estimular a prática da leitura, dar a conhecer obras literárias e os seus autores, e desenvolver competências de expressão escrita e oral, tendo, este ano letivo, contado com a participação de 753 alunos dos agrupamentos de escolas do concelho.

Professora Teresa Lages