POLUIÇÃO DOS OCEANOS

No âmbito do projeto dos DAC, com a temática “Poluição dos Oceanos”, a turma 10ºA durante os 1º e 2º períodos desenvolveu várias atividades, destacando-se:

Visita de Estudo a Sesimbra
No dia 27 de novembro, alguns alunos da turma deslocaram-se à Praia do Ouro em Sesimbra, com transporte assegurado pela CMS, para praticar canoagem, atividade dinamizada pelo Centro de Formação Desportiva de Atividades Náuticas de Sesimbra, e recolher lixo existente na água e areia da praia.


Visita de estudo à ETAR da Quinta do Conde
No passado dia 28 de fevereiro, a turma do 10ºA, deslocou-se a pé à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Quinta do Conde. Esta infraestrutura serve os Municípios de  Sesimbra, Barreiro, Seixal e Setúbal e  descarrega o efluente tratado na bacia do Tejo.  

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e visualizar todos os processos e tratamentos realizados às águas residuais que chegam pelo saneamento e esgotos até à sua devolução ao meio ambiente, de acordo com a qualidade da água na origem. 
Esta visita permitiu relembrar que numa ETAR, tal como na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.


Visita de estudo ao Parque da Várzea
Após a visita à ETAR a turma deslocou-se ao Parque Ecológico da Várzea, onde foi recebida por um responsável do Centro Agrícola e Ambiental, que dinamizou uma sessão informativa sobre a história do parque e a importância deste ecossistema para a população da Quinta do Conde. Durante a atividade estiveram presentes duas participantes do projeto ERASMUS+, que divulgaram o projeto e partilharam com os alunos as suas experiências.


Seguiu-se uma visita guiada ao Parque com simultânea recolha de resíduos sólidos abandonados no solo, utilizando materiais disponibilizados pelo Centro, sendo este um dos principais objetivos da visita.
Foi possível visualizar as hortas urbanas, o pequeno anfiteatro numa zona de bosque, os observatórios de aves e de abelhas e a zona do pontão, o ex-líbris do parque, e no final da atividade os alunos deixaram este espaço verde, que pode ser frequentado por todos, mais limpo e acolhedor.


Exposição “Os suspeitos do Costume”
No âmbito do projeto Bandeira Azul da Europa, projeto de caráter ambiental que atribui todos os anos Bandeiras Azuis às praias do nosso concelho, a autarquia pretendia dar continuidade à ação “Os Suspeitos do Costume”, ação de limpeza e monitorização  do lixo encontrado nas praias. 

A turma 10ºA voluntariou-se para colaborar na ação de limpeza na praia da Lagoa de Albufeira, que não se concretizou devido ao confinamento social. 
No entanto, no dia 6 de março ficou disponível, na Biblioteca da nossa Escola, a exposição “Os Suspeitos do Costume”, com a identificação dos resíduos que se costumam encontrar em maior quantidade nas nossas praias. 

A exposição pretendia informar e sensibilizar para a necessidade urgente de alteração dos comportamentos de cada um, no que respeita à utilização de plástico optando por soluções mais duradouras, de mais fácil reutilização e reciclagem e mais fácil recolha.