CORAÇÕES DE VIANA


Este trabalho foi desenvolvido pela turma 5.º C, nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, no âmbito do trabalho de Projeto - Domínio de Autonomia Curricular (DAC), cujo subtema escolhido pela turma foi “Ser Português”.



O projeto passou por diferentes fases: pesquisa e observação de imagens simbólicas e tradicionais do nosso país, desenho em suporte de papel e, posteriormente a execução das suas ideias criativas em pasta de modelar com aplicação de baixos e altos-relevos.
A última fase correspondeu à pintura e envernizamento de todas as peças cerâmicas.


O grande objetivo foi conhecer e divulgar as artes tradicionais do ilustre passado do nosso país, da cerâmica à joalharia, sem esquecer os bordados enquanto exploraram os conteúdos disciplinares das disciplinas supracitadas.

Curiosidades:
O Coração de Viana tornou-se património emocional e icónico de Portugal e da arte da filigrana portuguesa. Para quem o usa, o coração é um símbolo de honestidade e generosidade.
Na antiguidade clássica o coração representava o centro da vida, da solidariedade, da fraternidade e do amor.

Podes apaixonar-te por estes "Corações de Viana" à moda da Escola Michel Giacometti na entrada do bloco A da escola sede.