COMEMORAÇÃO DOS CEM ANOS DO ARMISTÍCIO

"As  guerras  e  as  revoluções  —  há  sempre  uma  ou  outra em  curso  chegam,  na  leitura  dos  seus  efeitos,  a  causar não horror mas tédio. Não é a crueldade de todos aqueles mortos e feridos, o sacrifício de todos os que morrem batendo-se,  ou  são  mortos  sem  que  se  batam,  que  pesa duramente  na  alma:  é  a  estupidez  que  sacrifica  vidas  e haveres a qualquer coisa inevitavelmente inútil. Todos os ideais e todas as ambições são um desvairo de comadres homens.  Não  há  império  que  valha  que  por  ele  se  parta uma boneca de criança. Não há ideal que mereça o sacrifício de um comboio de lata. Que império é útil ou que ideal profícuo? Tudo é humanidade, e a humanidade é sempre a mesma – variável mas inaperfeiçoável, oscilante mas improgressiva.”
Bernardo Soares, 
Livro do Desassossego

No âmbito da comemoração dos 100 anos do armistício, a Biblioteca Escolar da escola sede do agrupamento organizou uma palestra apresentada pelo Prof. Dr. Pedro Delgado. Esteve também patente a exposição "A Grande Guerra na imprensa portuguesa".







Também no âmbito desta comemoração, os alunos do 9ºano realizaram alguns trabalhos para assinalar os cem anos do fim da primeira guerra mundial.
Podes vê-los no placard da Sala de Estudo, junto à biblioteca.