PROJETO “AÇÃO CLIMÁTICA” PROMOVIDO POR KOEN TIMMERS

O projeto “Ação Climática” promovido por Koen Timmers, tem como base o estudo das alterações climáticas. A missão deste projeto, tem como finalidade a colaboração à escala global, criar cidadanias globais e alterar as mentalidades dos nossos jovens. A educação formal tende a restringir-se à instrução direta: memorização e avaliação. Por conseguinte, pretende-se que os nossos alunos (cidadãos globais), passem a pensar e agir de uma forma universal. Simultaneamente, os docentes envolvidos nestas práticas devem procurar  outras abordagens de aprendizagem, que permitiam aos  alunos não se limitarem a estudar mas também a adquirir capacidades que lhes permitam solucionar problemas e a tomar atitudes.
Ao longo do projeto, a turma 12ºD explorou e partilhou ideias e soluções em relação à temática escolhida: “Os fogos em Portugal”, tendo a professora atuando apenas como helpdesk. Por conseguinte, os alunos colaboram em sala de aula e saíram da sua zona de conforto. Todos os trabalhos realizados (fotografias, textos, música e finalmente o vídeo) foram inseridos na plataforma global. Este projeto envolveu estudantes com idades compreendidas entre os 8 e 21 anos. Durante o período em que  este decorreu  estiveram em contacto com grupos de todo o mundo: participantes do Quénia, Nova Zelândia, Paquistão, U.S.A., Índia, entre outros.
A atividade final foi a realização de um vídeo que retratasse a problemática selecionada e as soluções propostas para a minimizar.
 Nesta abordagem centrada no aluno, foi escolhido o caminho a percorrer e foram tomadas decisões. Daniela Neves e Marta Fernandes foram os rostos do trabalho deste grupo.



O esforço valeu a pena! A turma está de parabéns!

Mais uma prática que partilhamos com a comunidade.

Vê este e os outros vídeos realizados pelas escolas participantes neste projeto.