ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE JOVENS

A Assembleia Municipal de Jovens é dinamizada pela Assembleia Municipal de Sesimbra e tem como objetivo fomentar a participação das novas gerações, reforçar o espírito de cidadania, contribuir para a sua formação através do desenvolvimento da personalidade e do caráter, e proporcionar-lhes maior conhecimento sobre a realidade local e das instituições democráticas.

É dedicado aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico dos cinco Agrupamentos do município (Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, Escola Básica Integrada da Boa Água, Escola Secundária de Sampaio, Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho), assumido por uma assembleia municipal.


No dia 28 de abril, às 15 horas, no Castelo de Sesimbra, realizou-se a 15.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens com o tema Património, Cultura, Futuro - A Noss@ Identidade Cultural, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.

A escola foi representada por Beatriz Fernandes, Carolina Oliveira e Clara Borralho do 8.º D, Cíntia Matos e Marco Matos do 8.º E, Helder Ferreira, João Almeida e Jorge Novais do 9.º B e  Cristiana Chambel e Cristina Morari do 9.º F. De entre estes alunos foi eleito como líder de bancada o aluno Jorge Novais.





Atividades realizadas, no âmbito da 15.ª AMJ - “PATRIMÓNIO, CULTURA, FUTURO – A Noss@ Identidade Cultural”

•Foram realizadas nove sessões internas, na escola, para tomada de conhecimento do património do Concelho de Sesimbra e reflexão/debate sobre as propostas a apresentar;

•Dia 23 de fevereiro, dia do  “Eleito por um dia”, dois alunos – Jorge Novais e Helder Ferreira, fizeram uma visita ao Concelho, acompanhados pela Presidente da Junta de Freguesia do Castelo;

•No dia 20 de março, foi promovida, pela Assembleia Municipal, uma visita ao Concelho para todos os alunos, que culminou com a eleição da mesa da 15.ª AMJ – participaram, Beatriz, Fernandes, Carolina Oliveira, Clara Borralho, Cristina Morari, João Almeida e Jorge Novais.

Locais visitados:
Parque Ecológico da Várzea, Cabo Espichel, Museu Marítimo.
Houve, ainda, uma sessão no Auditório Conde de Ferreira para apresentação, pela AMARSUL, de boas práticas ambientais no âmbito da iniciativa EcoEvento.
O almoço teve lugar no Refeitório Municipal.

•Dia 28 de abril, sessão final da 15.ª AMJ, no Castelo de Sesimbra, com apresentação, debate e aprovação das propostas apresentadas pelos Agrupamento de Escolas do Concelho, no âmbito do tema proposto – “PATRIMÓNIO, CULTURA, FUTURO – A Noss@ Identidade Cultural”

Propostas apresentadas, para debate no dia 28 de abril de 2018, pelo nosso Agrupamento na 15.ª AMJ - “PATRIMÓNIO, CULTURA, FUTURO – A Noss@ Identidade Cultural”:
1.ª Proposta - “Da Lagoa ao Risco” – Percurso pedestre
2.ª Proposta - “Rota das armações” – Percurso marinho costeiro
3.ª Proposta - “O património Sesimbrense explicado às crianças” – Edição de um livro infantil
4.ª Proposta - “Conheço o meu património” – Divulgação municipal do património do Concelho
5.ª Proposta - “Património com valor” – Recuperar e conservar o património natural e edificado
6.ª Proposta - “Hortas urbanas” – Usufruir do património natural
7.ª Proposta - “Roteiros do património Sesimbrense” – A nossa identidade cultural 
(Visitas guiadas temáticas: “Rota dos icnofósseis e ocupação pré-histórica do concelho”; “Rota do património militar e de defesa da costa Sesimbrense”; “Rota do património religioso e da fé”; “Sesimbra patrimonial”)
Imagem relacionada



Todas as nossas propostas foram aprovadas por unanimidade.